No ano em que completa 60 anos, o clássico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta baiano Glauber Rocha, vai entrar no catálogo da Criterion Collection, empresa americana de distribuição de “importantes filmes clássicos e contemporâneos”, a partir de julho.
Com o título “Black God, White Devil”, será uma versão em 4k, restaurado por Paloma Rocha e Lino Meireles, com duas horas de extras, incluindo trilhas de comentários em áudio inéditos, documentários e depoimentos, praticamente um item de colecionador.
A Criterion, que agora passa a distribuir o filme nos EUA, foi fundada em 1984 e atende a estudantes de cinema e mídia, cinéfilos e bibliotecas públicas e acadêmicas. Desde 2019, tem uma plataforma de streaming. Apenas outros dois títulos brasileiros estão no catálogo da empresa, “Pixote” (1980), de Hector Babenco, e “Limite” (1931), de Mário Peixoto.
O filme conta a história de Manuel (Geraldo Del Rey), um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o durante uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa, Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente, Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Leia mais matérias em Alô Alô Bahia.
[*] – Fonte: https://www.correio24horas.com.br/