Dia Mundial do Leite: veja mitos e verdades sobre a bebida

Saúde

O leite, presente na mesa de muitas famílias brasileiras, é mais do que apenas uma bebida saborosa. Considerado um dos alimentos mais completos que existem, ele é fonte de proteínas, vitaminas e cálcio. O consumo oferece benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos.

Para esclarecer as polêmicas que cercam o consumo do leite, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) realizaram uma análise de 114 estudos científicos disponíveis sobre o tema. As conclusões foram divulgadas em um documento lançado no fim do ano passado.

Leia Mais

“Diante de diversas informações divergentes que circulam nas redes sociais e incertezas que isso gera, criamos esse documento com o objetivo de fornecer informações confiáveis e críticas sobre o consumo do leite e ajudar a esclarecer as principais dúvidas que existem”, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran.

A CNN listou os benefícios verificados pelos cientistas e reuniu os principais mitos sobre a bebida para celebrar o Dia Mundial do Leite, comemorado neste sábado (1º). Vja abaixo.

“O cálcio é um constituinte básico do leite, mas ele também possui magnésio, fósforo, proteínas, vitaminas A, B12 e B, que também têm relação direta com a saúde óssea. Por isso, as crianças que consomem leite e seus derivados regularmente dificilmente apresentam deficiência de nutrientes essenciais e têm uma predisposição menor de apetite, ajudando a evitar a obesidade infantil”, detalha Ribas Filho.

“Na fase adulta, o consumo de leite garante o suprimento das necessidades de cálcio do organismo, evitando as perdas de massa óssea que ocorrem normalmente durante a vida. O leite e seus derivados também são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras e minerais fundamentais para a saúde em todas as fases da vida”, diz a nutricionista Pâmela Guedes.

“A falta de ingestão de cálcio, principalmente em idosos, pode levar a ossos frágeis, suscetíveis a fraturas, o que pode ser debilitante devido à idade, e provocar doenças graves, como a osteoporose, hipocalcemia e raquitismo”, acrescenta Guedes.

Com base no documento criado pela Abran e pela Sban, veja cinco mitos e verdades sobre o leite.

Confira abaixo algumas dicas para incluir a bebida na rotina.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/